O meu desejo é que tenhas uma coluna mais segura e saudável, assente num core funcional, forte e estável.

Tens um 6 pack?! Espectáculo. Contudo, a minha preocupação está orientada para a tua saúde, condição física e desempenho, sem sentir dor. Os abdominais, o tal six pack, é uma consequência desse trabalho.
ALERTA: Não sei se já te deste conta mas muita da gordura que tendes a acumular concentra-se na zona abdominal o que significa que um dos aspectos fundamentais para teres um six pack é a dieta, e outro é a genética. Portanto, se direcionas toda a tua energia para exercícios relacionados com o core, e descuras os aspectos nutricionais ou a tua genética não estiver alinhada com as estrelas, podes não ver os resultados que desejas.
O que é o core?
O core é, de um modo simplista, o conjunto de músculos que estabilizam e movem a coluna.
O inner core e o outter core
Há uma sinergia entre o inner core e o outter core no sentido de estabilizar e proteger a coluna quando te pretendes movimentar ou respirar.
Por uma questão informativa o inner core contempla os músculos próximos da coluna e profundamente instalados no abdominal – diafragma, soalho pélvico, multifidus, transverso abdominal, oblíquos internos. O outter core contempla o recto abdominal, latissimus dorsal, erectores da espinha, glúteos e flexores do quadril.
Quais as principais funções do core?
Primeiro estabilizar e proteger a coluna de cargas, e segundo transferir a força dos membros inferiores do corpo para a parte superior e vice-versa.
Qual a melhor maneira para treinares o core?
Depende do teu objectivo. Se aquilo que procuras for manter todas as funções que o teu core deve desempenhar para te manteres funcional, então vieste bater à porta certa! Agora não te equivoques porque se pensas que vou programar um treino para estimular apenas o reto abdominal estás enganado. Não vou pôr em causa o teu desempenho e a saúde da tua coluna.